Porque o sertão é bem o centro solar do mundo colonial. Gravitam-lhe em torno, escravizados à sua influência e vivendo de sua luz e de seu calor, todos os interesses e aspirações. Sem ele não se concebe a vida: "por os moradores não poderem viver sem o sertão, proclamam-no os oficiais da Câmara numa vereação de 1640 anos."(90)Nota do Autor
Na costa norte do Brasil, "até hoje, como se pode observar mesmo além dos limites da Capital, deparamos muitas vezes, além das montanhas, uma faixa densa de floresta primitiva, dando àqueles que não vão mais além uma falsa vista do país, na qual o ponto de intersecção parece acabar nas grandes ondulações de florestas que se espraiam por todos os lados".(91)Nota do Autor É aí que começa o sertão.
A maior parte do país é constituída de florestas virgens, escondendo chapadões, dorso de montanhas, sem qualquer saída para o mundo civilizado. Não são desertos. No Nordeste eles sofrem da falta de água, mas não em virtude da qualidade do solo.
Não se pode dar uma localização geográfica do sertão. O sertão existe não somente nas profundidades do interior, ele algumas vezes está vizinho da costa, como o famoso Canudos, situado apenas a 200 milhas da Bahia.
Uma tentativa de formar uma concepção geográfica do sertão, localizando-o no interior da parte norte do país, e o seu habitante, o sertanejo, encontraria