Evolução econômica do Brasil

Mas o estrangeiro, no Brasil, até o primeiro quarto do século XIX, era um fenômeno esporádico e individual. Apareceu para dirigir o país, para conquistá-lo ou "fazer América", isto é, fazer fortuna. Os funcionários, oficiais e aventureiros, eram as figuras dominantes.

Como no norte do continente, a religião e a política foram algumas vezes os motivos da imigração.

O século XIX trouxe para o Brasil um novo tipo de estrangeiro, aquele que veio para viver e trabalhar no país. O tempo dos aventureiros então havia passado.

Um novo aspecto, qual seja o da assistência e encorajamento por parte do Governo, caracteriza a imigração do século XIX. A razão determinante dessa imigração tinha um fundo econômico.

A mudança da corte para o Brasil trouxe para o país não somente imigrantes portugueses:

"A presença do monarca e a presença conjunta das mais altas autoridades do Estado receberam substancial assistência nos seus esforços para estabelecer a ordem e regulamentos em um país novo, por parte de um grande número de estrangeiros que mais cedo ou mais tarde tinham acompanhado a corte para o Rio de Janeiro. Negociantes e construtores ingleses, artífices em ferro de nacionalidade sueca, engenheiros alemães, artistas e fabricantes franceses foram chamados pelo Governo para a difusão da indústria nacional e conhecimentos profissionais úteis."(118)Nota do Autor