Evolução econômica do Brasil

quanto lia. Um homem cujo sonho mais caro era tornar o Brasil pela força da lei um poder mundial. Rio Branco pensava sobre o Brasil na América do Sul; Nabuco destendia esse prestígio pelo continente norte; Ruy Barbosa pensava no Brasil em termos do mundo. Isso constituiu também um pouco o sonho prematuro de D. Pedro II depois de 71. Tendo Ruy Barbosa contribuído tanto para a imediata formação da república, e não obstante o seu desastre financeiro, julgou que em 18 anos suas lições de idealismo político tinham produzido fruto. A sua desilusão explica o formidável amargor de suas admiráveis campanhas, no fim de sua vida, e a sua sistemática esquivança do poder".(185)Nota do Autor

Joaquim Murtinho, nascido em Mato Grosso, era e permaneceu provinciano, diligente, esclarecido. O seu início na ciência natural despertou nele o desejo de descobrir a causa da situação financeira.

O principal problema desse período era de natureza financeira. Com mais razão do que ao período de 1857-1861, podemos aplicar aos novos governos republicanos a definição de Nabuco: "os gabinetes financeiros".

Joaquim Murtinho era um médico. Essa combinação de medicina e finanças não é única na história. François Quesnay, médico do rei francês, formulou o "Quadro Econômico": Joaquim Murtinho tornou-se o médico financeiro da jovem República brasileira.

Murtinho considerava a ineficiente administração, a hipertrofia da burocracia como um dos maiores