Evolução econômica do Brasil

UM EPISÓDIO: O PRIMEIRO BANCO DO BRASIL

As necessidades do Governo e as ideias dominantes na época conduziram à formação do primeiro Banco do Brasil, o primeiro de todo o continente sul-americano.

A ideia do primeiro Banco do Brasil (1808-1829) pertence a Rodrigo de Sousa Coutinho (mais tarde Conde de Linhares), um dos adeptos de Adam Smith.

A fundação do Banco foi demorada, porque não se conseguia capital para o novo estabelecimento. Armitage relata que no início foi demonstrada muito má vontade, por parte dos capitalistas brasileiros e portugueses, de empregar os seus capitais na nova instituição; e somente quando o Rei tornou conhecida a sua intencão de conferir a comenda de cavalheiro a todos os principais acionistas, foi possível obter-se uma soma suficiente ao começo das operações.(237)Nota do Autor

Não obstante, o capital nominal de 1.200 contos não foi totalmente subscrito. Somente 126 ações de um conto tinham sido distribuídas até 1812.

O primeiro Banco do Brasil foi um estabelecimento comercial e emissor; a emissão de notas não era limitada; somente se recomendava cautela, e não era permitida a fabricação de notas de valores inferiores a 30$000. A história do primeiro Banco do Brasil ainda não foi estudada; apenas a sua parte externa é conhecida. Não é uma história única, é a história comum a um banco emissor, que inicia operações e cujas notas