mais perto da fronteira política. Este movimento formou a nação. (5)Nota do Autor
A expansão externa, tão importante, por exemplo, na história dos Estados Unidos, nunca teve grande significação para o Brasil.
Os bandeirantes foram os precursores do Império no seu esforço contínuo em direção do Prata. Isto foi, naquela época, o resultado natural da supremacia brasileira no continente, quando os vizinhos do Brasil estavam ainda em statu nascendi, desunidos, convulsionados, e procurando organizar os seus Estados.
O árbitro do continente, o Império do Brasil, nunca se mostrou indiferente ao perigo político no Prata e lutou contra todos os seus vizinhos sulinos: contra a Argentina, contra o Uruguai, contra o Paraguai. Teve de evitar a realização dos planos de Rosas, que ambicionava criar uma grande organização federal, composta da Argentina, Paraguai e Uruguai.
A anexação da Banda Oriental em 1821 faz reviver as antigas lutas da Colônia do Sacramento. O Rio Grande do Sul testemunhou uma contínua atividade guerreira. A geografia econômica insistia em reparar o erro da geografia política, que dividiu a região de La Plata em diferentes estados, e na primeira metade do século XIX não deu a este Estado sulino do