Evolução econômica do Brasil

centro econômico para o sul e a continuação da hegemonia litorânea. E como as distâncias entre as diferentes zonas do interior são grandes, assim também é a área sobre a qual se estende cada uma dessas zonas. No longínquo interior, a vida quase não sofreu mudanças e é hoje quase a mesma do começo.

Nota do Tradutor



* * *



A deslocação da fronteira nunca é uniforme, previamente estudada e organizada. A procura de um novo produto origina e constrói uma nova parte do país. No Brasil foi o açúcar, o algodão, a borracha, o café e outros produtos, assim como o ouro, que impeliram o deslocador de fronteira à procura de novas terras. Existiram corridas locais de menor importância, que muitas vezes resultaram na formação de mercados locais, sem fazerem parte de um mercado interno integrado da economia nacional.

Disso resultou uma pluralidade de mercados que, junto com o dualismo acima mencionado, constitui a característica da Economia Brasileira.

O imenso território, a escassa e desigual distribuição da população e a escassez do transporte são as principais causas da multiplicidade e isolamento dos mercados internos. Não admira que os preços pagos no Amazonas por muitos artigos, mesmo os de primeira