Alberto Torres e sua obra

do que foi a ação de Alberto Torres em prol do ensino.

"Procurou primeiro aparelhar o ensino com pessoal apto e idôneo, operoso e independente, cercando-o de todo conforto pedagógico e higiênico, dando-lhe absoluta liberdade no desempenho de suas delicadas funções didáticas, colocando-o inteiramente fora da órbita da politicalha, assegurando-lhe condigna remuneração, base essencial para a produtividade de qualquer trabalho. Ao mesmo tempo, porém, tornou eficiente o serviço de fiscalização, sem demasias, mas sem tibiezas.

Considerando que "muitas das ideias em voga nos povos adiantados expressam um estado de sentimento e de aspirações estranhas senão hostis", moldou a contextura de sua legislação nas inspirações da experiência e da observação, sem olvidar os mais modernos preceitos estabelecidos pela sã pedagogia.

Estimulando certamente a lida do professor primário, porque é na sua escola que se firma verdadeiramente o fundamento capital da nacionalidade, instituiu para o magistério verdadeira carreira, cujo início, na classe rural, dava ao mestre acesso não só em todos os grãos do professorado, como nos postos da administração educacional.

Novo surto de trabalho e de progresso, ungido de puro patriotismo e de sincero entusiasmo pelo ensino, fez com que o estado do Rio pudesse exibir-se como fervilhante colmeia de extraordinária operosidade, na qual todos porfiavam pela disseminação perfeita da instrução até às camadas populares.

Não se recorreu à importação de teorias estrangeiras, mas ao perfeito conhecimento do meio em que a lei havia de ser aplicada.

Não se limitou ao ensino primário o seu influxo benéfico, extensivo também ao normal e ao secundário, não sendo descurada mesmo a educação dos adultos, nem esquecido

Alberto Torres e sua obra - Página 20 - Thumb Visualização
Formato
Texto