Páginas de história do Brasil

índios injustamente cativos; iniciaram a campanha contra o hábito de comer carne humana: catequese, instrução, obras sociais, colonização...

Indiquemos alguns fatos característicos que ajudem a conhecer a formação do Brasil, expressa naquela sua tão elogiada unidade de língua, de religião e de território, tríplice unidade que faz o orgulho do Brasil e é um reflexo do método colonizador de Portugal. Falando-se da Companhia de Jesus no Brasil, não se pode abstrair da nação que a enviou lá e lhe proporcionou os meios materiais e prestígio bastante para desenvolver os seus recursos, e imprimir naquela terra virgem a feição que possui de incontestável grandeza.

Catequese e adaptação.

Na Bahia, à chegada do Governador-Geral, estavam o Caramuru, com alguns portugueses, e os seus filhos e netos. Dois dias depois, a 31 de março de 1549, celebrou missa o padre Manuel da Nóbrega, superior dos jesuítas (e foi a primeira que eles disseram no Brasil), à sombra dum grande cruzeiro, feito de paus. Assistiu o Governador Tomé de Sousa e todo o arraial.

Depois, os padres puseram-se a observar a terra. E a visão inicial foi boa: e assim lhe ficou para todo o sempre!

Enquanto o Governador tratava da fundação do Salvador e da posse da terra, os jesuítas cuidavam da conquista dos espíritos.

Não perderam tempo com adultos. Sabiam perfeitamente que as mentalidades se formam na juventude. Também sabiam que para atrair crianças não há como crianças. Em 1550, trouxe a segunda expedição de jesuítas

Páginas de história do Brasil - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra