A vida de Paulo Eiró, seguida de uma coletânea inédita de suas poesias

guaianá de Ibirapuera, topônimo indígena que, na opinião de alguns autores, quer dizer Árvore Seca. No entanto, quem quisesse ser mais rigoroso poderia estabelecer diferença entre o aldeamento, que durante muitos anos foi dirigido pelo venerável padre José de Anchieta, e o núcleo de povoadores estabelecido na margem oposta do rio Jeribatiba, hoje Jurubatuba.

Por esse tempo os colonizadores procuravam aliar-se aos indígenas. Quando Martim Affonso de Souza, em 1532, subiu ao planalto, não encontrou apenas o misterioso João Ramalho. Já por aqui andavam mais cinco portugueses, entre os quais um de nome Braz Gonçalves, que casou "com a filha do principal de Virapueira", localidade onde facilmente se adivinha a nossa Ibirapuera.

Mais tarde, em Piratininga, o irmão-leigo jesuíta Pedro Dias, português, filho de algo, desposou a princesa Terebé, segunda filha do chefe Tibiriçá, tendo ela recebido na pia batismal, para casar-se, o nome de Maria da Gran, em homenagem ao padre Luiz da Gran, primeiro superior do Colégio. Foi o próprio santo Ignacio de Loyola, fundador da Societas Jesus, então residente em Roma, quem desligou de votos o apaixonado catequista e deu as licenças para a auspiciosa união.

Ali por 1600 estabeleceu-se uma fábrica de ferro na margem esquerda do rio Jeribatiba, vizinhanças do núcleo de povoadores. Essa perspectiva de mineração deveria ter concorrido para atrair gente, desenvolver o comércio. A iniciativa dessa exploração do ferro coube a D. Francisco de Souza, marquês das Minas, Diogo de Quadros, provedor-mor da Fazenda, e seu cunhado Francisco Lopes Pinto, que anteriormente haviam levado a efeito idêntico empreendimento em Ipanema. Mas a tentativa não foi feliz. Dentro de alguns anos, com a morte dos organizadores, desaparecia

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