Viagem de África em o Reino de Daomé

de referências e citações bibliográficas do artigo de Viriato Corrêa impossibilitaram fazê-lo no momento. Só por acaso poderíamos deparar com as fontes, e o assunto caiu no esquecimento(2) Nota do Autor.

Há poucos anos nem mais nos preocupávamos com isso, quando sucedeu adquirirmos as Obras Completas do Cardeal Saraiva, onde alguma coisa se encontra de interesse para o conhecimento dos assuntos brasileiros. No volume V foi incluído o Índice Cronológico das Navegações, Viagens, Descobrimentos e Conquistas dos Portugueses nos países ultramarinos desde o princípio do século XV, cuja primeira edição é de 1839. Às páginas 157-8 depara-se-nos o seguinte parágrafo:

"Anos de 1796 a 1798.

Vicente Ferreira Pires, natural da Bahia, partiu dessa cidade a 29 de dezembro de 1796 como enviado de Sua Alteza o Príncipe Regente, em companhia de D. João Carlos de Bragança, Embaixador Etíope do Rei de Daomé. Foi a Daomé e voltou à Bahia, aonde chegou a 5 de fevereiro de 1798. Escreveu, e ofereceu ao Príncipe em 1800 a Viagem de África em o Reino de Daomé, manuscrita, em 4º, que está na Biblioteca Real da Ajudá."

Com que, então, a embaixada mandada pelo régulo africano à Bahia e a Lisboa tivera reciprocidade?! E conheciam-se os nomes dos embaixadores, que Viriato Corrêa escrevera "não haver a história conservado!(3) Nota do Autor."

Viagem de África em o Reino de Daomé - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto