Viagem de África em o Reino de Daomé

e entre nervos dourados, tem, entre o primeiro e o segundo nervos, o título abreviado da obra: Viagem/ de/ Affrica.

O texto consta de 115 fólios com numeração apenas no reto, sendo que o verso do primeiro, terceiro e último são em branco. O título ou frontispício ocupa a face anterior do primeiro fólio, e reza Viagem de Affrica em o Reino de/ Dahomé./ Escripta pelo Pe. Vicente Ferreira/ Pires./ Anno de 1800. No reto do 2º fólio começa pelo clássico vocativo Senhor a dedicatória da obra ao Príncipe Regente D. João, que ocupa até o reto do 3º fólio inclusive. O Prólogo ocupa o 4º fólio (reto e verso), iniciando-se a narrativa no reto do 5º, com o título por extenso (separado da íntegra por dois traços de tinta paralelos e muito aproximados), do teor seguinte:

Viagem de Affrica em o Reino de Dáhomé, es/cripta pelo Padre Vicente Ferreira Pires, natural da/ Cidade da Bahia, Enviado Appostólico, por Sua Alteza Real: em companhia do Embaixador Ethíope/ do Rei de Dahomé, D. João Carlos de Bragança./ que desta Corte se transportou, em 8 de Abril de 1796./ Offerecida à Sua Alteza Real o Príncipe Regente, meo/ Snr. no anno de 1800./

O texto segue daí em diante, não interrompido, e com poucos parágrafos, sem divisão em capítulos, em páginas contendo, na maioria 23 linhas de escrita caligráfica (mas havendo-as também desde 20 a 25) até o reto do fólio 115, onde termina com a expressão "Fim da obra": Carimbos da Real Biblioteca da Ajudá foram apostos no meio do primeiro e do último fólios, e à margem dos de número 46 e 91.

Viagem de África em o Reino de Daomé - Página 16 - Thumb Visualização
Formato
Texto