As minhas observações e colheita de material herpetológicos não foram destituídas de importância, tal o interesse demonstrado pelo Instituto Butantã.
Além do que acima ficou consignado, os zoólogos e botânicos encontrarão uma série de notas capazes de despertar-lhes o interesse científico pela fauna e flora do meio-norte.
E, para terminar este introito, convido o amável e paciente leitor a acompanhar-me nas longas caminhadas que fiz pelos ínvios sertões da nossa terra.
F.A.I.
EM TEMPO:
Como satisfação ao meu grande amigo Monteiro Lobato, que, por mais de uma vez, desejou editar em livro os artigos por mim publicados na Revista do Brasil, sobre o norte brasileiro, mandei-lhe, quando estava ele em vilegiatura em Buenos Aires, por especial favor de pessoa da minha amizade, o prefácio deste livro que ele tanto quis publicar.
Assim dizia eu, em carta de 9 de outubro de 1946, ao meu saudoso amigo Lobato:
"Dona R. será portadora amável do livro que estou acabando de escrever sobre os meus cinco anos no norte do Brasil, grande parte publicado na Revista do Brasil de sua saudosa direção. Como eu voltei mais um ano e tanto depois, resolvi dar ao livro o título de "Viagens ao Norte do Brasil” (última e definitivamente mudado para Caatingas e Chapadões.
Nestes últimos tempos, tenho me lembrado muito do querido amigo: primeiro porque, redigindo