como conclusão que o porto pertence ao Maranhão.(6) Nota do Autor Porém, o que não deixa dúvida é que, se houvesse mais fraternidade entre os diversos estados da federação brasileira, outro deveria ser o critério. Porque para uns tudo e para outros nada? Ora, o Maranhão tem o porto de São Luís, que supre perfeitamente as necessidades comerciais do Estado, com a vantagem de ficar em um ponto médio da costa; ao passo que o Piauí, cuja configuração geográfica só lhe permite tocar com uma pontinha de seu território no mar, só tem o porto de Amarração que não oferece calado para os navios de 1.500 toneladas. Portanto, se houvesse equidade, Tutoia pertenceria ao Piauí.
A vila de Tutoia está assentada sobre um terreno extremamente arenoso e baldio. Todavia, os quintais das casas são bem arborizados, de preferência com a palmeira "Coco da praia" ou Coco da Bahia", como é mais conhecido no sul. Os cajueiros também eram abundantes. E que saborosos cajus! Curiosos os frutos dessa árvore - Anacardium carymbosum Radr. - a parte comestível é o pedúnculo; e a castanha é que é o verdadeiro fruto. Caju ou acaju, no tupi-guarani, segundo Teodoro Sampaio, quer dizer - fruto amarelo.
Embarcamos, à tarde, no "Gaiola", e um pouco distantes do cais, pernoitamos parados - nem no Maranhão, nem no Piauí.
Não posso olvidar a impressão que me deixou no espírito a primeira noite dormida (é um modo de dizer) no pequeno navio – “Iguassú”, sob o comando do simpático caboclo João da Cunha.
A primeira tarefa que se nos deparou, a mim e ao meu colega Negrais, foi arruinar as redes. (Em Fortaleza