Quando íamos conciliando o sono interrompido, um passageiro madrugador,(7) Nota do Autor qual pássaro a saudar o nascer do sol, estridentemente assobia a valsa da "Viúva Alegre". O Negrais - que era muito impaciente, começou a resmungar. Procurei acalmá-lo. Para encurtar aborrecimentos tratamos de pular da rede e nos preparamos para o café da manhã.
O "Iguassú" levantou ferros e iniciamos a viagem do Piauí. De Tutoia à cidade de Parnaíba gastamos 12 horas. O panorama que se abre ante os olhos do passageiro do "Gaiola" é belíssimo - os numerosos igarapés, circundando os deltas, parecem caminhos de um grande parque, cujos canteiros - os deltas - estavam cobertos de matas homogêneas de mangue; quebrando a continuidade florestada, via-se ali, o verde-amarelo de uma cultura de arroz; acolá, a alvura brilhante de uma salina, e, para dar vida à paisagem, lindos guarás vermelhos como carmim, percorriam as vazantes à procura de pequenos crustáceos de que se alimentam. À tarde, lá pelas 18h, os guarás, em enormes bandos, passavam voando e se internavam nas matas do continente.
Parnaíba é a segunda cidade do Estado do Piauí. Está localizada à margem do Igaraçu que liga o rio Parnaíba ao porto de Amarração.(8) Nota do Autor