Expansão geográfica do Brasil colonial

que, conforme M. T. Alves Nogueira(4) Nota do Autor, "até ao ano de 1710, foi a verdadeira capital de todo o Brasil meridional".

Mas o erário luso, dessangrado pelas Índias, que atraíam e esgotavam todas as forças da pequenina e audaz Fenícia europeia dos tempos modernos, não suportava o custeio desse sistema de povoamento, que consistia em ocupar a costa do Brasil por postos agrícolo-militares. E d. João III, a fim de que a sua conquista ultramarina do ocidente não ficasse em abandono, não caísse em comisso, chegou a cercear a própria autoridade da coroa, para aqui pôr em prática um regime de enfiteuse, o das capitanias hereditárias, revivescência de uma tradição feudal, que, entanto, não se radicara no reino de Affonso Henriques, porém vingara frutuosa nas largas ilhas férteis da África portuguesa.

Dos quinze quinhões distribuídos dentro da linha de Tordesilhas, a treze fidalgos lusitanos, poucos lucraram eficazmente com a forma a que foram então vinculados. Cabos famosos na tomada das praças fortes da África e da Ásia vieram perder os haveres e a vida nos latifúndios das suas donatarias americanas. Alguns as deixaram em olvido. Outros tentaram ocupá-las, e sofreram o mais completo malogro. Como quer que seja, nos três lustros da primeira e lutuosa fase desse regime (1534-1549), começou, contudo, a repontar a base geral da nacionalidade futura, isto é, a atividade agrária, em vez da dissoluta e desordenada exploração dos burgos mineiros da América espanhola. Pernambuco e São Paulo têm os seus fundamentos mais remotos nesse período de colonato desagregado, que, por pior e anacrônico que fosse, contribuiu indiscutivelmente a salvar o Brasil de males maiores e irremediáveis.

A descoordenação e a anarquia dessas células iniciais do organismo político da nossa terra impuseram ao monarca a providência salutar de um governo-geral, aqui estabelecido em 1549, depois que d. João III, por uma previdente medida, resgatara

Expansão geográfica do Brasil colonial - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto