Prólogo
Na história da colonização portuguesa do Brasil, ocupa um lugar de destaque o terceiro Vice-Rei(1) Nota do Autor D. Luiz de Almeida Portugal, segundo Marquês do Lavradio e quinto Conde d'Avintes.
Começando por governar a Bahia e passando depois a Vice-Rei do Brasil, ali permaneceu por 11 anos durante os quais pôs ao serviço de tão vasto império toda a sua inteligência, toda a sua energia, toda a sua atividade e até a sua fortuna pessoal.
Com a sua clara inteligência, com a sua cultura pouco vulgar, soube governar sem ofender, obrigar sem oprimir, repreender sem agravar(2) Nota do Autor ; erigiu fortalezas, edificou vilas, trouxe os índios à boa ordem e civilização, à religião e às suas leis; a ele deve o Brasil a sua mais rica cultura: o café, e ainda a introdução do anil, da cochonilha, a fundação no Rio de Janeiro de uma sociedade de ciências naturais. Protegeu extraordinariamente as ciências, as letras, a agricultura e o comércio. Dirigiu a guerra contra os espanhóis não hesitando em despender