Capítulo I
Breve notícia do Marquês do Lavradio
Governo da Bahia
O dia 25 de setembro de 1767, no palácio de Nossa Senhora d'Ajuda, o segundo Marquês do Lavradio prestava homenagem a El-Rei D. José, como governador e capitão general da Bahia.
O segundo Marquês do Lavradio e 5º Conde d'Avintes D. Luiz d'Almeida, Portugal, Soares, Alarcão, Essa, Mello, Pereira, Aguilar, Fiel de Lugo, Mascarenhas, Silva, Mendonça e Lencastre, contava então 38 anos de idade, pois nascera a 27 de junho de 1729, em uma quinta de seu pai, denominada "da Conceição", no julgado da Ribaldeira, pertencente ao morgado que em 21 de julho de 1475 havia instituído seu 11° avô o Conde Ruy Gomes de Alvarenga, chanceler-mor do Reino.
Era filho primogênito de D. Antonio d'Almeida, primeiro Conde e primeiro Marquês do Lavradio e quarto Conde d'Avintes e de D. Francisca das Chagas de Mascarenhas, filha dos terceiros Marqueses de Gouvea e irmã do último Duque d'Aveiro.
A 26 de julho do dito ano, fora batizado na ermida de Nossa Senhora da Conceição, edificada por seu bisavô o segundo Conde d'Avintes na referida quinta; oficiara na cerimônia o seu tio avô o Cardeal D. Thomaz d'Almeida, primeiro Patriarca de Lisboa, havendo sido padrinhos o 3º Conde d'Avintes D. Luiz d'Almeida e a