Cor e mobilidade social em Florianópolis

em vias de integração plena ao sistema de status e papéis sociais da comunidade, quando não já plenamente integrados. Isto é, que já participassem de outros grupos sociais, além da família, grupos de amizade, etc. Assim é que chegamos à conclusão de que deveríamos apanhar escolares que fossem pelo menos adolescentes.

Feitas essas ponderações, foi imediata a escolha da população escolar distribuída por todos os cursos normais, colegiais (2º ciclo) e técnicos de comércio. Esses indivíduos, conforme supúnhamos e constatamos posteriormente, apresentam idades que se distribuem do seguinte modo:

[Ver tabela no original] (10) Nota do Autor

O exame das profissões dos pais dos alunos, que constituíram o universo abrangido por nosso questionário, revelou que eles se distribuem do seguinte modo, segundo os estratos sociais principais da comunidade:(11) Nota do Autor

Classe baixa - 118; Classe média - 193; Classe alta - 213; Sem declaração - 28; TOTAL - 552

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