FRANCISCO OTAVIANO: "A minha adesão ao Ministério só se tornará firme, se vir o Dr. Basílio enxotado."
BERNARDO GUIMARÃES: "Eu não escrevo para ganhar; mas quero ganhar para poder escrever poesias; é essa a minha paixão."
DUQUE DE CAXIAS: "Vejo estas nossas coisas muito malparadas, e tanto, que me não surpreenderá se me disserem que o Nabuco foi chamado para organizar o Ministério. O Imperador já não fala na viagem à Europa, e por isso creio que esse projeto ficará, por ora, adiado."
FIRMINO ROIZ SILVA: "Dizem que sou imposto pela oligarquia da arte! Entretanto fui em junho de 1842 para essa província como Juiz de Direito de Barbacena, residi nela cerca de 15 anos, servi em cinco comarcas, fui Chefe de Polícia, Deputado Provincial, Geral em duas Legislaturas, em uma das quais o primeiro votado e em outra o quarto; entrei a primeira vez em lista de senador, e todos os meus filhos são mineiros."
BARÃO DE COTEGIPE: "Isto por aqui vai de mal a pior. O pobre Azambuja servirá para copista de Secretaria; para Presidente, nem do Espírito Santo."
VISCONDE DE INHAÚMA: "Digam o que quiserem os homens políticos, os diplomatas e todos os mais que fingem não fazer caso de descomposturas; cá por mim declaro que quando elas me tocam por casa, a minha vontade é largar amarra por mão, ir esconder-me na obscuridade da minha casa, e deixar que o diabo leve tudo para o seu santo reino, e que venha comandar a esquadra algum Subrá, ou outro que tal. Meu caro Senador, desculpa-me; se não abro de quando em vez a válvula da expansão, arrebento."