O personagem principal do teatro de bonecos do Ceilão é um certo Raguin. Eis uma representação típica assistida e contada por Jacliot(*) Nota do Autor: "Após ter destruído tudo o que se convencionou chamar na Europa de bases sociais, depois de ter jogado na lama todos os princípios de autoridade, o atrevido declara que cada um está na terra para distrair-se à sua vontade e que ele só achava uma coisa boa: os prazeres do amor. E não tinha outra ocupação senão a de possuir todas as mulheres que encontrava, seja pela sedução, seja pela força. Aparece uma jovem senhorita inglesa, de chapéu verde-maçã, que passeia sua melancolia pelo campo. Raguin lhe faz uma declaração, ela resiste e o descarado a sacrifica à força sobre o altar de Citéres... Chega a criada à procura de sua ama e tem a mesma sorte. A mãe, procurando a filha por todos os cantos, também não é respeitada... Enfim, o pai, um bom velho Lorde de compridas suíças, de ar respeitável, acaba de saber o que aconteceu a toda sua família. Raguin lança-se sobre ele... Nesse instante, eu saí".
Uma das mais extraordinárias manifestações da arte indo-javanesa, nas ilhas de Sonda, são os Wayangs, nome pelo qual são conhecidas as marionetes. Os javaneses sofreram a influência dos hindus desde o século III e as marionetes até hoje conservam o seu caráter hierático.
"O mais antigo dos Wayangs é o Wayang Poerwa, que quer dizer marionete antiga. São silhuetas recortadas em pele de búfalo, decoradas preciosamente, projetando-se sua sombra sobre uma tela chamada Kelir. Os espectadores ficam separados: os homens, do lado do manipulador, assistem à representação vendo a figura recortada, enquanto as mulheres veem apenas as sombras movimentadas pelo Dalang, espécie de médium que faz as almas dos mortos descerem em suas marionetes, revivendo assim as maravilhosas histórias da mitologia javanesa, ao som de gongos, do souling, do rabab, que formam o Gamelang (a orquestra)."(8) Nota do Autor. Este é um espetáculo de caráter animista, com a materialização do Além.