Fisionomia e espírito do mamulengo

situações humorísticas, irreverência e obscenidade, sendo proeminentes os elementos de canto e dança.

Com a Idade Média começa a nossa civilização, mas torna-se difícil seguir o curso da evolução da arte popular antes do século XV, porque a Renascença se encarregou de destruir a lembrança desses fenômenos. "A marionete quase desapareceu com o Império Romano. Com o aparecimento do cristianismo, com o segredo que ele reclamava em sua origem, e por uma reação inevitável contra o antropomorfismo pagão, tudo o que podia ter forma humana se achava naturalmente rejeitado".

A marionete, no entanto, nasce e se desenvolve na Idade Média, com as mesmas formas, intenções e repercussões dos dias de hoje. A marionete medieval é essencialmente religiosa e entrou no grande movimento da estatuária que adquiria uma forma simbólica dos objetos do culto. A Igreja lançava mão deste meio para que a fraca inteligência das massas tomasse conhecimento das abstrações.

O ponto de partida é um concílio dos fins do século VII, onde a Igreja toma posição "contra as representações simbólicas. Dever-se-á, diz o cânone 92 do Concílio Quincex, representar Jesus Cristo, não mais sob a figura do cordeiro, mas sob o aspecto humano".

Canalizava-se, assim, a força popular. E mais: tratava-se de animar, aos olhos do povo, a divindade. As imagens de Cristo, da Virgem e dos santos passaram a mover-se por meio de fios e vários outros mecanismos. Tudo isso perdurou até o Concílio de Trento (1545) que, reconhecendo o caráter fetichista do movimento, proibiu esse tipo de convencimento que se estava voltando contra o próprio espírito da Igreja.

Mas antes do Concílio de Trento estávamos em pleno reinado dos autômatos: estátuas animadas, aparições e relógios que, dando horas, exibiam santos, martírios, anjos, cenas bíblicas. Eis a descrição daquilo que Jacques Chesnais, com muita propriedade, chama de balé sacro, referindo-se ao relógio monumental da catedral de Lund, na Suécia.

Fisionomia e espírito do mamulengo  - Página 34 - Thumb Visualização
Formato
Texto