Fisionomia e espírito do mamulengo

aquele drama que fala diretamente à exaltação religiosa do homem, abrangendo a sua vida, os seus temores do inferno, as suas esperanças no Céu, o cômico e o trágico, a própria Terra e o próprio Céu. E quanto mais se avança na interpretação dos mistérios, mais se constata sua grandeza até verificar-se que permanece como a grande conquista artística da Idade Média, ao lado da Catedral, porque, como esta, possui "as mesmas qualidades de fervor, de elevação, de simbolismo".

A participação das marionetes nos mistérios medievais foi importante. A Hungria, até bem pouco tempo, conservava a tradição religiosa das marionetes, havendo representações durante a época de Natal. Nessas ocasiões o teatro "tinha o aspecto de um armário portátil em forma de igreja, muitas vezes com um campanário, tudo recoberto com papel de cor e ornado com uma cruz de estrelas. Num pequeno átrio movem-se os personagens da manjedoura(14) Nota do Autor.

Das anotações de um diretor de espetáculos (o régisseur de um mistério) medieval, no capítulo das despesas, precisamente para o Mistério da Paixão, representado em Mons, em 1501, lê-se: "Deus Pai está sentado em pessoa, veste imperial de púrpura, barba branca, coroa de ouro, enquanto em volta dEle uma imensa roda carregada de anjos de madeira gira... do outro lado do palco, no inferno, uma roda igual, mas carregada de danados eternos".

"Uma das razões essenciais pelas quais a Igreja teve de tomar posição contra as marionetes mecanizadas foi a Magia. Ninguém ignora a que ponto a Idade Média está cheia dessas práticas ditas ocultas. Esses pobres mecanismos, aos quais se dava a aparência de vida, contribuíram, se bem que inocentemente, para o culto das potências ditas tenebrosas mais do que o desejavam os padres. E os tolos, estupefatos por verem evoluir personagens sem compreender o funcionamento maravilhoso, por estupidez, por ignorância, sonharam com poderes maléficos e foram conduzidos a práticas estranhas para satisfazer seu gosto de lucro e seu desejo de domínio".

Fisionomia e espírito do mamulengo  - Página 36 - Thumb Visualização
Formato
Texto