Fisionomia e espírito do mamulengo

Jérôme Cardan, em 1550, escreve:

"Vi dois sicilianos que operavam verdadeiras maravilhas com duas estatuetas de madeira. Um só fio as atravessava e elas eram ligadas dum lado a uma estátua de madeira que permanecia fixa e, do outro, à perna que o manipulador fazia mover. O fio era estendido dos dois lados. Não há dança que essas estatuetas não sejam capazes de imitar, fazendo os gestos mais surpreendentes com os pés, as pernas, os braços, a cabeça, tudo com poses tão variadas que eu não pude, confesso, compreender o segredo de um tão engenhoso mecanismo porque não havia diversos fios, estendidos ou contraídos, mas um só em cada estatueta e este estava sempre estendido".

E noutra obra:

"Se eu quisesse enumerar todas as maravilhas que se faz, por meio de fios, executar às estatuetas de madeira vulgarmente chamadas magatelli, um dia inteiro não bastava, porque essas figurinhas representam, combatem, caçam, dançam, tocam trombeta e cozinham muito artisticamente".

No século XIV surgiu, na Inglaterra, a palavra popet, mais tarde transformada em puppet para designar as marionetes. Na Abadia de Bosley havia um Cristo mecanizado; na catedral de São Paulo uma pomba descia da grande nave, simbolizando o Espírito Santo; e em Witney se representava a Ressurreição por meio de estátuas animadas. Em 1538 todas essas marionetes foram quebradas e queimadas na praça pública.

Na Holanda e na Alemanha abundavam as estátuas animadas nas igrejas, enquanto os teatrinhos profanos se valiam do cancioneiro - Branca de Neve, Genoveva de Brabant, A bela Madalena - do Novo Testamento e da fantástica história do Doutor Fausto.

Em Liège ainda se conserva uma tradição medieval das marionetes. O personagem principal chama-se Tchanchet e é um boneco de haste, construído, como todos os outros, da maneira mais simples possível: "São constituídos, geralmente, por um busto formado dum grosso bloco de madeira apenas modelada. A cabeça faz parte do tronco, é esculpida simplesmente

Fisionomia e espírito do mamulengo  - Página 37 - Thumb Visualização
Formato
Texto