João Maria: interpretação da Campanha do Contestado

Evidentemente, poucas seriam as probabilidades, então, de uma análise das causas determinantes da rebelião, pois ela exigiria não só o conhecimento dos fatores histórico-sociais que concorreram para a formação cultural do sertanejo rebelado, como possuir de tudo uma visão de conjunto, inclusive de problemas que se fazia o maior empenho em esconder ou de subestimar aos observadores. Era preferível que se mantivesse a convicção de que a luta era, efetivamente, para extinguir um perigoso foco de fanatismo religioso, capaz, pela sua disseminação, de fazer perigar o próprio regime, do que entrar na apreciação de fatos então recentes ou já remotos que revelariam situações injustificáveis perante a Nação. A culpa, a responsabilidade de tudo o que ocorria, era preferível continuasse a pesar sobre os ombros de um octogenário que, com as suas doutrinas subversivas, já na ordem religiosa como já na ordem legal, exaltara o misticismo de um bando de rústicos que, sacudidos nas suas crenças e nas suas convicções malnascidas, subitamente libertara a ferocidade de que era portador inato.

É óbvio, todavia, que a literatura escrita à época não é destituída de valor. Os estudiosos dos assuntos militares e políticos encontrarão nela valioso e copioso material para estudo e meditação. Mas é preciso que se previnam de que tudo foi visto e observado através das lentes escuras de um preconceito - o do fundo religioso - para poderem retirar da ganga farta destes depoimentos vividos e sofridos as gemas das suas conclusões.

Embora persista ainda, com demasiada insistência, a premissa do fanatismo religioso, tendo até, recentemente, surgido trabalhos que a ele correlacionam a sublevação, querendo apontá-la como resultante de aberrações e da religiosidade do sertanejo e responsabilizá-las pelos crimes então cometidos, entendemos que a tese é insustentável, desde que recuemos a observação, procurando identificar

João Maria: interpretação da Campanha do Contestado - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto