Ora, esta "guerra" não surgiria do nada. Houve, evidentemente, uma causa determinante que diretamente provocou a sua eclosão.
Depois de uma demorada análise dos acontecimentos verificados no ex-Contestado e realizado um paciente estudo das condições do homem planaltino e do seu modo de vida, chegamos a alinhar uma série de fatores ponderáveis que, remotamente ou na ocasião, incidiram sobre a vida do homem do sertão catarinense, levando-o ao desespero da luta.
Em dado momento, todos eles atuaram de tal modo que só restava ao sertanejo o apelo à força. O seu destino havia de ser cumprido, uma vez que não se quebraram os fios que o teceram, trágico e sangrento, no decorrer dos tempos.
Com efeito, se os alinharmos todos, antes de sobre cada um deles nos determos mais demoradamente, fazendo o estudo da sua incidência e da sua extensão na trama dos destinos daqueles nossos irmãos, veremos que a sua multiplicidade só serviu para confundir até certo ponto os aspectos reais do problema.
A campanha do Contestado foi uma luta de marginais, de desajustados, portanto uma luta de fundo eminentemente social, e que, por incompreendida no seu início, não teve o remédio imediato que teria evitado a sua continuação e os sacrifícios que determinou.
Esta teria sido a verdadeira causa determinante da sublevação que, não obstante, demoraria a surgir, se não tivessem incidido concausas especialíssimas que provocaram a sua imediata explosão.
A esta conclusão levou-nos o estudo não só das condições de vida do sertanejo como das do alienígena transportado para o ex-Contestado, em determinado instante, agravando o problema do desajuste econômico e