Capítulos da história social de São Paulo

geral as dinastias começam com indivíduos valorosos e eugênicos. À medida, porém, que as gerações se vão sucedendo, vão elas descendo na escala biológica e acabam na mais completa degenerescência e mais abjeta das degradações.

D. Sebastião não podia escapar a esta regra. Era, pois, um tarado congênito. Além disto, fora educada pelos jesuítas, os irmãos Gonçalves da Câmara, que no espírito mórbido do jovem monarca inocularam o vírus de um fanatismo doentio e de uma religiosidade nevropata.- Com as rédeas do poder, D. Sebastião deu-se pressa em acometer os muçulmanos na África.

O que foi a desastrosa jornada de Alcacer-Quibir é da História de Portugal e escapa aos nossos moldes. Em todo o caso foi o túmulo da nação lusitana, selecionando drástica e impiedosamente os melhores elementos portugueses.

A gente lusa que já vinha descendo pela ladeira íngreme da decadência, ao sofrer o desastre de Alcacer-Quibir, perdeu aí os seus expoentes mais eugênicos, os seus elementos mais vigorosos, a fina flor de sua gente, a mais combativa,

Capítulos da história social de São Paulo - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto