coadjutor José Simões da Fonseca na mesma Igreja, em 18 de julho de 1836, com Maria José Alves, filha de pais incógnitos, natural e batizada na freguesia de S. José. No casamento de Justiniano foram testemunhas o seu pai, José Caetano da Rocha, e o Dr. Antônio José Coelho Gonzaga.
Em ambos esses assentos eclesiásticos, Justiniano figura como filho legítimo de José Caetano da Rocha, natural e batizado na freguesia do Sacramento, de Recife, Pernambuco, e de D. Maria Luisa Muzzi, filha legítima, por subsequente matrimônio, do Dr. Gonçalo José Muzzi e de D. Caetana Alberta de Lucena, natural do Rio de Janeiro.
Os pais de Justiniano casaram-se na Igreja da Sé do Sacramento do Rio de Janeiro, em 15 de março de 1804, como consta da folha 60 do livro 2. Foram testemunhas Antônio Fernandes Machado e Antônio Luís Ferreira de Menezes.
Da descendência de Justiniano, que foi numerosa, pois ele próprio informa ter sido o seu matrimônio abençoado com o nascimento de um filho por ano, não se encontram, no entanto, informações positivas. Apenas de sua filha Maria Luisa Alves da Rocha sabe-se que casou com Conrado Maurício Hesse, de nacionalidade alemã, em 7 de dezembro de 1853, na Igreja de Sant'Ana, desta cidade, conforme se lê a fls. 43 do livro 3.
Sobre o lugar de nascimento de Justiniano, seriam passivos os dados e informações colhidos, se não houvesse motivo para uma dúvida oriunda de palavras dele próprio. Todos os seus biógrafos dão-no como nascido no Rio de Janeiro, e tanto no registro do seu casamento como no atestado do seu óbito, isso se afirma. Muitos que a ele se referiam em vida diziam-no fluminense, que assim se designavam os naturais da Corte do Império do Brasil, ligada para esse e outros efeitos à Província do Rio de Janeiro.
No entanto, Justiniano, no discurso autobiográfico que pronunciou na Câmara dos Deputados, disse: "Vim para o Rio de Janeiro ainda muito menino, formei-me com 21 anos incompletos e já sentia nessa época o impulso que me devia fazer jornalista".
De onde veio, ainda muito menino, para o Rio de Janeiro? Nascido em 28 de novembro de 1811, Justiniano foi