Justiniano José da Rocha (1811-1862)

batizado no dia 4 de janeiro de 1812, isto é, 37 dias após o nascimento, o que deixa presumir haver ele nascido no lugar em que recebeu o batismo.

Seus pais, como já vimos, casaram-se aqui, na Igreja do Sacramento. E ele também. Seu batismo se fez nessa mesma Igreja, embora do respectivo assento não conste nem a data nem o lugar de nascimento do inocente sacramentado. Mas no registro do seu casamento, que ele assina, está dito haver ele nascido no Rio de Janeiro.

Existe, no entanto, um episódio capaz de desfazer a dúvida quanto ao lugar de nascimento de Justiniano e de explicar a declaração feita por ele no discurso de 25 de maio de 1855.

Em 1º de abril de 1854, uma comissão composta do desembargador João Antônio de Miranda, do monsenhor Antônio Pedro dos Reis e do Dr. Justiniano José da Rocha fora recebida pelo Imperador no palácio da Quinta da Boa Vista, para levar pêsames à Sua Majestade, em nome da Câmara Municipal da vila de Rio Preto, província de Minas Gerais, por motivo do falecimento de sua irmã, a rainha D. Maria II, de Portugal. Na notícia publicada pelo jornal de Justiniano lê-se que a referida Câmara, por si e pelos cidadãos do Município, teria determinado aos três ilustres delegados que depositassem ante S.M.I. a expressão dos seus sentimentos pela morte da soberana portuguesa.

A presença de Justiniano na delegação da vila de Rio Preto permite admitir-se ser ele filho daquela localidade mineira, o que justificaria, por outro lado, o fato de haver sido deputado por Minas Gerais, ao invés de o ser pela província do Rio de Janeiro, em cujas eleições, no distrito da Corte, apareceu por vezes, presidindo mesas e intervindo nos pleitos locais.

Assim, quando disse Justiniano haver chegado ao Rio "ainda muito menino", ou vinha ele da vila de Rio Preto ou regressava da Europa, onde estudara Humanidades. O que é estranhável é, se nasceu fora daqui, haver sido batizado nesta cidade, com pouco mais de um mês de idade.

Pertencia Justiniano José da Rocha ao número dos mestiços que se notabilizaram na vida brasileira, ao lado de outros

Justiniano José da Rocha  (1811-1862) - Página 30 - Thumb Visualização
Formato
Texto