vultos ilustres, em cujas veias corria forte dose de sangue negro: Sales Tôrres Homem, Francisco Otaviano, Montezuma, Rebouças, Caetano Lopes de Moura, Romualdo de Seixas. O retrato de Justiniano, na galeria das grandes figuras do Império, de Luís Aleixo Boulanger, não revela a sua mestiçagem. Parece antes um tipo da raça branca. Mas o lápis dos caricaturistas que tanto o maltrataram carrega nos traços que o desenham de lábios grossos, nariz chato, tez bronzeada. Justiniano deu assunto para a primeira caricatura publicada no Brasil, em 14 de dezembro de 1837, atribuída a Araújo Pôrto Alegre, causticando-o impiedosamente por motivo de sua nomeação para diretor do Correio Oficial, o que os adversários interpretaram, sem razão, como venalidade do jornalista.
De venal foi muitas vezes acusado, porque sua pena esteve sempre, como já vimos, a serviço do Partido Conservador, tantas vezes no poder. Venal seria se houvesse variado de opinião e atitude por sedução pecuniária. Quando rompeu com o Governo, no Ministério presidido pelo Marquês de Paraná, a calúnia não o poupou, atribuindo o seu espontâneo afastamento da imprensa à circunstância de haver recebido dinheiro para cessar a sua oposição. Em carta ao seu amigo Firmino Rodrigues Silva, diz Justiniano que essa sua atitude fora tomada a conselho de Eusébio de Queirós, correligionário e amigo, indiferente ele aos "latidos e dentadas" com que procuravam atingi-lo.
A instrução secundária de Justiniano se fez na Europa. Seu pai devia ser, portanto, homem de recursos.
Em 1856, o Dr. A. J. de Melo Morais, escritor e historiador que nos legou vasta obra de ciência, história e literatura, publicou Nova prática elementar da homeopatia, dedicando esse trabalho a Justiniano José da Rocha, como expressão sincera de amizade e em homenagem aos merecimentos de quem chamava "um dos nossos fecundos escritores".
Nesse prefácio, Melo Morais publica alguns apontamentos biográficos de Justiniano, dando-o como nascido no Rio de Janeiro, em 8 de novembro de 1812, e aqui tendo recebido os cuidados da infância e os primeiros rudimentos de letras. A data do nascimento, como já vimos, está errada.