Justiniano José da Rocha (1811-1862)

leitores com o aparecimento do Correio do Brasil, em formato grande, saindo da tipografia Americana, na rua da Assembleia, 27. Era um jornal inteiramente diferente d'O Brasil, com minuciosa parte de atos oficiais, noticioso, apresentando abundante publicidade paga. Consagrado a todos os interesses públicos, conforme anunciava, a orientação política era a mesma dos jornais anteriores de Justiniano, sob cuja direção e responsabilidade moral se publicava, embora tendo diversos colaboradores.

Mas o Correio do Brasil, sem maior repercussão na vida pública, mesmo com o prestígio da pena de Justiniano, teve vida efêmera.

Em 2 de julho de 1853, surgia de novo o denodado jornalista nas hostes da imprensa, com O Velho Brasil, que se editava em oficina própria, na rua da Alfândega, 210. Para estabelecer uma continuidade com o antigo jornal, a nova folha, com o mesmo formato d'O Brasil, segue a numeração deste, como se não tivesse havido nela interrupção.

Nessa folha, reacende-se a chama combativa do grande jornalista, para tomar parte nos acontecimentos políticos do momento e sobretudo para continuar a sua velha polêmica com Sales Torres Homem e outros jornalistas prestigiosos do Partido Liberal. Também a política de conciliação que entraria em prática com o Ministério Paraná ia dar motivo a Justiniano para afirmar-se de novo como admirável homem de imprensa.

Não duraria muito O Velho Brasil, pois em novembro de 1854 desapareceria, com um artigo de Justiniano, despedindo-se dos leitores, e no qual há este belo trecho: "O jornalismo, dizia-nos outrora um amigo, é a túnica de Nesso que, vestida uma vez, agarra-se ao corpo e o queima, e não pode ser dele arrancada sem levar as carnes a que aderiu.

O pensamento é verdadeiro, mas não é menos verdade que as condições da vida ativa e de constante expansão do jornalismo só podem ser satisfeitas durante alguns anos, nos melhores tempos da mocidade e da energia; exige ela, essencialmente do jornalismo muita fé nas cousas e nos homens. No dia em que a experiência trouxe-lhe o desengano de algumas

Justiniano José da Rocha  (1811-1862) - Página 45 - Thumb Visualização
Formato
Texto