Justiniano José da Rocha (1811-1862)

Três de maio, que se publicara em 1858. Propunha-se a redigir a folha três vezes por semana ou a fazê-la diária, desde que houvesse pagamento das despesas, com a fundação de uma oficina própria ou a segurança de um certo número de assinaturas. Na sua carta, Justiniano detalha o projeto com minúcias de organização do novo órgão que se oferecia a redigir sozinho, com a sua grande capacidade profissional e a sua dedicação aos conservadores.

Apesar de jornalista de partido, Justiniano não se prestava a apoiar incondicionalmente os seus correligionários no Governo. No número de 14 de março de 1843, analisando a política das folhas da Corte, escrevia quanto à função d'O Brasil: "o Ministério pode contar com ele se tomar a direção que lhe deve dar o discurso proferido no Senado pelo Sr. Carneiro Leão, e se não esmorecer na difícil empresa de salvar a ordem pública".

Nacionalista ferrenho, Justiniano era contrário à imigração europeia. Queria um Brasil só para os brasileiros, com o conceito que tinha de pátria, divulgado num dos artigos publicados no Regenerador sobre o assunto: "A pátria é o território nacional, animado por uma população da mesma índole, da mesma língua, das mesmas tradições, das mesmas venerações, das mesmas instituições, a pátria é o chão nacional, ligado, associado a todas as ideias da nacionalidade".

A campanha de Justiniano contra a imigração europeia provocaria muitas opiniões contrárias. Em São Paulo, Antônio Augusto da Costa Aguiar, em 1862, publica um opúsculo O Brasil e os Brasileiros, em que refuta os argumentos do jornalista do Regenerador.

Em 1839 e 1840 Justiniano foi redator do Jornal do Commercio, continuando, daí por diante, como colaborador, as suas ligações com o velho órgão. Picot, principal figura da redação do Jornal do Commercio, recrutava nos meios jornalísticos os melhores elementos para o seu diário e assim, como aconteceu com Justiniano, foram redatores do Jornal do Commercio, nessa época, Firmino Rodrigues Silva, o amigo íntimo e colega de Justiniano n'O Cronista e n'O Brasil, Josino Nascimento

Justiniano José da Rocha  (1811-1862) - Página 47 - Thumb Visualização
Formato
Texto