Eça e o Brasil

necessárias. Providências às vezes severas, como sucedeu em correições do ouvidor Berquó, de quem já se falou.

Esse magistrado tinha orgulho especial da sua habilidade em descobrir propriedades sonegadas pelos jesuítas, quando foram expulsos e tiveram os bens confiscados. Era zeloso e implacável, não respeitando prosápias.

Na correição a que procedeu em 1749, mandou fossem multados, em seis mil-réis, os escrivães que admitissem requerimentos de procuradores não habilitados, procedimento que acarretava "infinitas desordens com prejuízo das mesmas partes pella ignorancia dos ditos Procuradores". Na reincidência, advertiu, seriam "castigados a arbitrio".

A seguir, foi informado do grande transtorno que causara, nas últimas procissões, a ausência das pessoas nobres que deviam, de acordo com a designação da Câmara, carregar as varas do andor de S. Sebastião. Não hesitou. Multou-as logo em vinte mil-réis, responsabilizou o procurador da Câmara pela cobrança das multas, sob pena de pagá-las, e mandou se expedissem notificações "para Sedarem a Execução eficarem aspessoas que costumão andar na governança Entendendo que não devem despresar a Eleição que o Senado faz dellas para ocupaçoens Honorificas".

Por último, determinou uma providência em palavras que anteviam o Rio de Janeiro de dois séculos depois, e que bastariam para justificar, por gratidão, este parênteses. Ei-las: "E porque esta cidade pellos tempos em diante pode vir aser aprimeira detoda a America e Sedevão continuar os Seus Edeficios com Regularidade esefação alguas casas Sem Seguirem a Arruação mandou que daqui endiante nenhúa pesoa possa fazer casas, nem erredeficalas sem primeiro recorrer a Camara, para lhe mandar fazer a Arruação Segundo aqual devem ser fundadas..."

Compreende-se, pela amostra, que Berquó se tornasse bem conhecido da população e houvesse contribuído para consolidar o novo nome da velha Rua da Cruz. Ele tinha, aliás, decidida vocação para batizador de ruas e lugares. Na Bahia, onde igualmente serviu, deixou a Rua do Berquó. No Rio, como possuísse uma chácara em Botafogo, tornou-se padrinho de um rio - o rio Berquó - e da Estrada ou Caminho do Berquó, que é a Rua General Polidoro dos nossos dias.

Eça e o Brasil - Página 21 - Thumb Visualização
Formato
Texto