1.3. POVOAMENTO E POPULAÇÃO
Os indígenas dos diversos grupos foram os primitivos habitantes do território. As reduções jesuítas constituíram o primeiro ensaio de europeização em terras do Rio Grande do Sul.
Para essa região lançaram suas vistas os castelhanos de Buenos Aires e de Assunção, por isso, em 1619 os missionários espanhóis procuravam se estabelecer a leste do rio Uruguai. A região era densamente povoada e, com a sua chegada, os grupos humanos do vale do rio Uruguai foram se espalhando. Os padres seguem o seu passo e procuram reuni-los em aldeamentos. Como para tais estabelecimentos não traziam índios de muito longe, a multiplicação deles que se observa a cada passo indica que os religiosos é que se deslocavam de um ponto para outro em busca do nativo.(1) Nota do Autor Mais tarde, são ainda os padres que balizam as correntes migratórias, fazendo surgir nos vales dos rios secundários novos estabelecimentos e com isto invadem os vales dos rios Ibicuí e do Vacacaí, passando da bacia do Uruguai para a do Jacuí.
Depois do padre Roque Gonzales, em 1619, primeiro jesuíta a penetrar no território do atual Estado do Rio Grande do Sul, muitos outros seguiram-lhe os passos. Procurando reunir os indígenas ali encontrados,