A pantofagia ou as estranhas práticas alimentares na selva. Estudo na Região Amazônica

sagrados, o que indicava que aquele alimento deveria ser reservado ao pajé para seu uso e preparação mágica.

Podem ser considerados alimentos "sagrados" os que, reservados aos batizandos (caldo de mandioca e leite materno entre os Uanana — rio Negro) ou iniciandos, são assoprados, através do pajé, pelo protetor tribal.

Entre os Uanana, que soprava o alimento era Mahsankeró (o Jurupari dessa tribo). Essa prática tem o sentido de tornar os homens valentes e as mulheres bondosas. Aliás, o coração do jabuti também é alimento recomendado aos meninos para adquirirem as virtudes da valentia.

Outra prática de sagrar o alimento é benzê-lo ou defumá-lo. Na festa "Kariana" (da puberdade), entre os Baniwa (rio Negro), a comida reservada à moça que se vai tornar apta ao casamento é benzida e defumada pelo pajé. Consta de beiju, quinhampira (molho de pimenta), peixe cozido e, de entremeio, "uma cabeça de peixe cru e uma minhoca".(76) Nota do Autor

Apesar de não haver uma referência especial genérica aos tipos de carne que são malignas, não por seus efeitos mágicos e sim por serem maléficas ao organismo, estimulando pruridos ou inflamações, a reima — como é conhecida nos meios rurais — está presente em certos animais repudiados como alimento. Não sendo de todo discriminados, peixes, aves ou animais de pelo, sempre que possível, são evitados, desde que possam produzir a reima, de modo a entrarem na série dos semi-interditos.

A reima é levada a sério, tanto nos meios rurais como urbanos. Em Belém e Manaus, são reimosos os peixes pirarucu, mapará, piraíba, sardinha, sarda, moluscos e crustáceos marinhos, além do camarão e do caranguejo. Entre animais de cria: o porco, o pato, o coelho.

Maria e Raymundo Maués(77) Nota do Autor anotaram como reimoso, em certa região paraense, o peru, o que não indica generalidade. Os mesmos autores distinguiram em Itapuá, Pará, alimentos chamados "quentes" e "frios", que, em havendo coincidência, podem agravar doenças, igualmente classificadas como "quentes" e "frias".(78) Nota do Autor Pelo colorido ou sanguinidade,

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