quente do moquém; a pasta verte óleo, é retirada para esfriar e enterrada para fermentar.
Jiquitaia — Massa de pimenta-malagueta para condimento de peixe.
Jurumum — Abóbora no Sul. Entra nos cozidos e guisados. Ligeiramente adocicado. Doce: bolinhos fritos e depois salpicados de açúcar e canela.
Lagartas de borboleta — Da espécie Brassulinae. Aproveitadas na cozinha dos Nhambiquara. Colhidas em castanheiras, os Erigpagtsá (Canoeiros) do rio Juruena também juntavam fartas porções de lagartas em misturas onde entravam a mandioca cozida, castanha, batata-doce ou "cará cozido e pilado".(104) Nota do Autor Stradelli observou, com o nome de mucyua, larvas de coleópteros em pupunheiras que eram apreciadas pelos índios.
Linguiça de peixe boi — A ventrecha temperada com sal, limão, cravo e pimenta.(105) Nota do Autor
M'bunã — Ovos de tartaruga no moquém, misturados com carne de tartarugas ainda pequenas.
Macaxeira — Cozida ou assada. Tubérculo que compõe os cozidos. Servida isoladamente com qualquer refeição e também com mel. Apropriada ao café da manhã e nos lanches. Muito apreciado o pudim de sua massa com leite de coco e polvilhado com erva-doce. Fôrma untada de manteiga. Pode ser acrescentado o leite de castanha ou de vaca. Variedades: "miranda, ligeira, pretinha, seis-meses etc."(106) Nota do Autor
Mamão verde — Como verdura nos cozidos. Como doce. Aos pedaços, em vinagre, faz as vezes de picles.
Mandiakver — Entre os índios Urubu, sopa das flores do iapuí, que substitui o aipim na oferta aos dés (macacos-fantasmas).(107) Nota do Autor
Mandioca — Tubérculo de onde se extrai a farinha e resíduos com que são preparados o beiju, o tucupi e outros alimentos constantes desta Relação. O seu caldo, logo que sai do tipiti e antes de ser fervido ou exposto alguns dias ao sol, é potentíssimo veneno e toma o nome de maniaca.
Mandiocaua — Mingau de arroz misturado com manicuera (manipuera): suco da mandioca.(108) Nota do Autor
Maniaca — Caldo de mandioca logo que sai do tipiti. Nessa fase, antes de ser fervido, o caldo é venenoso. Contém ácido ciânico, que se evapora sob a ação do calor (evidentemente, passa a ser alimento após ser fervido e com o nome de tucupi).