Mujanguê — Ovos de tartaruga com farinha seca, sem ir ao fogo.
Mundubi (mendubim, amendoim) — Bolo das sementes dessa vagem, com alguns ingredientes. Cozinha dos Kaxinauá.
Munguiá — Mingau de milho branco com coco.
Muqueca — Ou pupeca. Envoltório de folha de arumã ou bananeira para alguns alimentos, os quais tomam esse nome. Auati-muqueca: massa de farinha de milho embrulhada em folha de arumã para "ser cozida e servir para o cachiri de milho" (Stradelli). (O caxiri é qualquer tipo de bebida fermentada.)
Muxiu — Larva da pupunheira, crua ou frita, apreciada pelos indígenas.
Muxiuá — Guisado de tartaruga, temperado com tucupi, alho, cebola, pimenta e, em alguns casos, com frutas de abiorana. Feito em panela de barro. Guardado de um dia para outro, para apurar. Obs.: Não confundir com muxiua (larva de cadáveres) e muxiba (alimento forte que era servido às moças, para engordá-las, antes de serem sacrificadas à Lua, conforme as lendas do rio Negro).
Paçoca — Mistura de farinha com carne desfiada e torrada, às vezes apimentada. No Solimões: mistura de farinha e castanha pilada (Stradelli). De saúva entre os Maué (Nunes Pereira).
Palmito — Folíolo ou miolo de palmeira. Ao natural ou cozido. O palmito de guariroba assado é recurso dos viajantes perdidos em certas matas do Mato Grosso (Max Schmidt).
Pamonha — Massa de milho cozida em banho-maria em forma de bolo e embrulhada na palha da própria espiga.
Panqueca de ovos — De tartaruga. Ovos, farinha de trigo, sal e fermento. Massa despejada em frigideira, a fogo lento. Uma unidade de cada vez. Pode ser servida também com açúcar.(113) Nota do Autor
Peraburu — Carne de anta ou ave, embrulhada em folha de bananeira e colocada "dentro de um monte de pedras incandescentes. Cobre-se o embrulho com folhagens e montes de terra". Depois de pronta, é polvilhada com cinza de bananeira.(114) Nota do Autor
Pato no tucupi — Primeiro, assa-se o pato. Em seguida, é fervido no tucupi (caldo-molho de mandioca). Leva jambu. Comido com farinha.
Paxicá — Ou pacicá. Miúdos de tartaruga temperados no próprio casco e fritos com a gordura nele contida. É uma das iguarias mais apreciadas entre os aproveitamentos alimentares feitos desse quelônio chamado de "boi do Amazonas".
Peixes — Cozidos, assados, moqueados, fritos, em muqueca e ao forno. Considerados de melhor paladar: o tucunaré, o tambaqui, o matrinchão,