A pantofagia ou as estranhas práticas alimentares na selva. Estudo na Região Amazônica

O prato ou a cuia de comida ou bebida não recolhe o quinhão sem uma passagem severa pelo classificatório da magia. Evitar laivos de sangue na carne a ser preparada para alimentos é outro preceito mágico. O sangue aloja o espírito.

Uma ingestão, pois, é misto de sabor material e profético. O próprio começo do mundo entre os civilizados tem a maçã como símbolo sexual da mulher ou da tentação. O símbolo do pecado não é um bicho, uma estrela, um mineral: é uma fruta, que, sem dúvida, como alimento dos deuses era intocável.

Certas caças merecem zelos excepcionais antes e depois de abatidas. O veado, por exemplo, é animal-alimento. Porém, como já vimos, há cuidados especiais com essa caça por ser mitologicamente considerada humana. O veado-fantasma engana o caçador e, por isso, morto, o veado verdadeiro deve ser carneado fora da aldeia. As precauções no preparo da sua carne são várias (ver "Apêndice"), o que demonstra que o alimento, na sua inerência mágica, faz com que a sociedade tribal assuma um comportamento social tópico. Alimento que só pode ser ingerido de noite ou de dia é, por isso mesmo, colocado sob as influências dos poderes solar ou lunar.

No Uaupés, as verduras formam o rol dos interditos de resguardo, assim como o boto-branco (Inia geoffroyensis, Blair), o vermelho (Delphines fluviatilis, Gervais) ou o cinzento (tucuxi), sendo este o mais solicitado para atos mágicos.

Entre os Kaapor (já o dissemos), a carne das aves é proibida aos cães e às crianças (Huxley), o que talvez justifique em certas tribos a quase nenhuma perseguição às aves para fins culinários.

Os interditos relativos (durante a gestação e primeira infância do filho) têm a sua justificação. É que o animal servido nessa fase aos pais da criança como alimento produzirá anormalidades no nascituro.(1) Nota do Autor Fizeram o levantamento dos interditos relativos entre os Tenetehara, isto é, os animais proibidos e as anormalidades que criariam, porque os animais tapiuaras (portadores de espíritos), se abatidos, seus espíritos penetrariam na criança, "causando-lhe anormalidade física", de acordo com algum atributo do animal. O que acontecerá ao filho se os pais desobedecerem à regra? Ficará louco, se se tratar de carne de arara-preta (Anodorhynchus hyachithinus), de jacamim (Psophia sp.), de gavião (Spizaetus sp.), de onça-pintada (Panthera onça); de onça-preta: nascerá perturbado e com cara de onça; de onça-parda (Puma concolor concolor), louco e com rabo; de preguiça (Bradypus tridactylus), louco e de movimentos retardados; de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla tridactyla), quase sem

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