Pré-história brasileira - vários estudos

como nação que teve de efetuar mui longa peregrinação em vários climas, por entre numerosas tribos de fisionomias diferentes e de costumes vários, fisionomias e costumes figurados nos ídolos de terra cotta e nos ornatos antropomorfos dos vasos extraídos do mound de Pacoval e de outros pontos de Marajó".

Ladislau Netto acaba por comentar que os marajoaras como que possuíam tradicionalmente arquivados todos os tipos humanos do globo, parecendo que os haviam estudado e copiado, percorrendo o antigo e o novo continente...

Mas andou bem esse ilustre autor nada pretendendo inferir, afinal, de semelhantes particularidades.

É preciso considerar que a ilha de Marajó é o único ponto do Amazonas que apresenta esta diversidade de tipos da cabeça humana. O mesmo não se verificou nos necrotérios de Santarém, Maracá e Miracan-uêra. Nesses lugares os vasos antropomorfos e os ídolos oferecem caracteres peculiares a cada uma dessas localidades, "ainda que alguns tipos fisionômicos de Santarém e de outros lugares compreendidos entre os rios Xingu, Tapajós e Trombetas ofereçam uma ou outra semelhança com os de Marajó".

Nas cabeças esculpidas ou gravadas de Marajó são de notar certos detalhes, como o T que representa nas várias cerâmicas da América as arcadas superciliares e o nariz. Em geral essas cabeças fazem parte dos vasos e apresentam formas originais e grotescas. Pelas linhas marcantes das formas anatômicas é fácil perceber a semelhança com os Maias e os Umauás.

Pré-história brasileira - vários estudos  - Página 319 - Thumb Visualização
Formato
Texto