Infelizmente assistimos, frequentemente, a pequenas e ridículas competições. Vaidades em jogo em que uns esquecem, propositadamente, a colaboração dos outros, silenciando-a. Amesquinhando-a mesmo, tantas vezes... No restrito campo da cultura arqueológica, paleantropológica, da pré-história, em suma, temos notado essa lamentável preocupação da parte de autores, que vivem acocorados diante das monumentais fontes de trabalho existentes nos primeiros volumes dos arquivos do Museu Nacional, desdenhando-as, no entanto, aparentemente... Já temos em múltiplas ocasiões salientado a importância e a necessidade de intensificar entre nós os estudos americanistas. Não nos parece necessário exaltar as razões que nos têm levado a uma constante revivescência do assunto.
O americanismo é hoje um conjunto essencial de conhecimentos para os que se dedicam às pesquisas pré-históricas nos continentes americanos e nos países europeus.
Ele é imprescindível aos antropólogos, aos arqueólogos, aos paleontólogos, aos filólogos, aos etnógrafos, etc., que se dediquem aos problemas da antiguidade do homem na América.
Certas questões de palpitante interesse ainda se encontram num terreno de permanente dúvida; outras, aparentemente elucidadas,