Pré-história brasileira - vários estudos

voltam ao cenário das discussões científicas para novas interpretações.

Sabemos que a tese da origem autóctona do homem americano provoca objeções generalizadas, mas poderemos afirmar em definitivo a não existência de fósseis antropoides na América? Apressamo-nos em afirmar que nos filiamos à corrente dos que julgam remota a possibilidade dessa prova. Todos os vestígios de ossos humanos fósseis, até agora encontrados na América, são de homo sapiens, de idade relativamente recente.

Vamos nesta modesta contribuição reconstituir, na medida do possível, o que se tem feito de mais importante, até o presente momento em nosso país relativamente à pré-história, até que cheguemos aos mais recentes resultados, alguns ainda desconhecidos dos meios científicos brasileiros. Esta obra não foi delineada para os especialistas da matéria, estes já terão conhecimento completo do assunto, como também escolhido por sua conta própria as diretrizes que lhes pareceram mais convenientes. Tornava-se, no entanto, necessário um esforço sistematizado para vulgarização de um assunto de tanto interesse e de tão grande importância cultural.

Para aqueles, pois, que não tenham orientado seu espírito na disciplina de pesquisas deste gênero, terá o presente trabalho, modesto embora, algum valor. Não é

Pré-história brasileira - vários estudos  - Página 33 - Thumb Visualização
Formato
Texto