A assinatura "J" trazia um "C" entrelaçado, inicial de Carlota (Carlota Joaquina), pois a grande Rainha também tinha profunda admiração e consideração pelo ínclito fidalgo. Desfazem-se aqui também as mentirosas afirmações a respeito das frias relações da Rainha com o Rei seu esposo.
No mesmo dia, respondia-lhe o Conde dos Arcos:
"Nos fins d'Abril de 1820, Fez Sua Majestade El-Rei Nosso Senhor cahir a conversação sobre o estado das couzas em Portugal; e porque algumas das minhas Reflexões a tal respeito parecerão então notaveis a S. M., Mandou o Mesmo Augusto Senhor que eu as escrevesse, ao que obedeci entregando no dia 2 de Maio um Papel do theor seguinte:
SENHOR - Cahiu Portugal em Poder do Inimigo Commum da especie humana em 1807 e por isso justissimamente lhe foi então tirada quanta Fortuna era possivel tirar-se; Restaurados porem com sangue Portuguez os Sagrados Direitos de V. M., e restituida a Patria ao Seu antigo e desejado Dominio parece-me que nem por isso lhe fora ainda restituida tanta parte de fortuna quanta era possivel, e devido restituir-se.
Seja porem como for, o facto he que Portugal está actualmente em estado de mui afflitiva penuria; e assim o attestão Cartas particulares, e os ditos de todos que de lá vem, e assim he de esperar quando todos Tiramos tudo quanto podemos de Portugal ha doze anos porque disso necessitamos no Brazil, e ninguem"