A Guiana é uma possessão apenas. Nas ilhas Sonda, os holandos exploram só a parte econômica. Fizeram, é certo, uma colonização na África do Sul, mas aí, já é zona temperada.
***
Antes de entrar na matéria, aplicando a teoria à prática, convém deixar alguns pontos bem elucidados, relembrando, em ligeira introdução, noções de ordem geral.
Em primeiro lugar, cumpre verificar bem o que seja raça.
Para o seu estudo, só entram elementos de natureza física, psicológica ou fisiológica. É preciso distingui-la bem da entidade artificial sociológica. Essas duas entidades não se confundem. Elas não se emparelham. Suas lindes não correm paralelas. Só às vezes, excepcionalmente, se tocam, tangenciando as suas fronteiras.
Há raças distribuídas entre muitos povos, como o do homo nordicus, por exemplo. Há também povos constituídos de indivíduos de muitas raças, como o povo alemão, por exemplo. Por outro lado, o abuso intensivo no emprego do vocábulo "raça", aplicando-o a agrupamentos sociais ou a núcleos políticos, o tem desvirtuado, ao ponto de falsear-lhes a verdadeira significação.
RAÇA, É O CONJUNTO MAIS OU MENOS NUMEROSO DE INDIVÍDUOS, DE IDÊNTICA CONFORMAÇÃO ANATÔMICA, LIGADOS POR UM PARENTESCO DE ORDEM NATURAL. Entidade sociológica é cousa muito diferente. Eis a noção mais concisa que posso sobre ela externar: É UM GRUPO MAIS OU MENOS NUMEROSO DE INDIVÍDUOS, EMBORA DE RAÇAS DIFERENTES, ASSOCIADOS EM COMUNHÃO DE VIDA, E LIGADOS