Populações paulistas

Isso tira a Campinas o caráter de município latifundiário.

Nem por isso entretanto fica apagado o molde cunhado por Campinas de município típico, pois que ao lado dessas propriedades mais miúdas, ainda subsistem muitas fazendas grandes.

Nesse sentido, ainda é preciso que se lembre que Campinas é um centro ferroviário de monta, ponto de partida da linha Mogiana, de entroncamento da Sorocabana, como da linha Paulista, etc.

Ainda é preciso que se assinale a importância industrial de Campinas, e além de tudo capital educacional como é, reunindo ginásio, cursos normais, etc.

Isso tudo obriga a um grande adensamento de população, o que tira a Campinas o caráter de centro puro sangue de cafeicultura.

Por esses motivos expostos não é possível Campinas apresentar resultados demográficos que no se façam em relação com o que reúne.

Dessa população assim distribuída, Campinas apresenta as seguintes porcentagens quanto a dermocromia: (dados relativos ao ano de 1921)

Brancos - 92.7%; Negros e Mulatos - 7.3%.

***

No referente à distribuição das terras, o município de Campinas, de acordo com o apurado pelo Recenseamento Federal de 1920, pode-se organizar o seguinte quadro:

Populações paulistas - Página 292 - Thumb Visualização
Formato
Texto