Populações paulistas

Isso a antropologia, tida em seu sentido restrito, como ficou dito.

O mesmo não é de ser observado em sociologia, em psicologia coletiva, etc.

Nestes ramos científicos se veem, de fato, assimilações, anulações de fatores, extinção de elementos, lutas étnicas em que há vencedores e vencidos, eliminações, etc.

Do contato de dois povos diferentes, pode um deles se curvar ao antagonista, perdendo todos ou parte de seus caracteres.(4) Nota do Autor

Essa perda pode ser mais rápida ou mais lenta, conforme os outros elementos sociais do ambiente, ou conforme os perfis sociais ou raciais inerentes aos dois povos.

A assimilação então poderá, ser sociológica, isto é, assimilação pelo idioma, pela religião, pelas instituições políticas, e etnológica, isto é, pelos costumes, pela civilização.

A história ensina-nos cousas interessantíssimas a esse respeito.

A conquista romana do mundo antigo nada realizou sob o ponto de vista antropológico; biologicamente nada ficou de romano nas diversas repartições dessa imensa organização política; o mesmo porém não se poderia dizer, sociológica e etnologicamente falando, pois são magníficos os exemplos de assimilação sociológica e etnológica observados nas suas diversas graduações, em fenômenos de romanização, na Ibéria, na Gália, na Britânia, na Germânia, no Oriente ou no Norte Africano, etc.

A península ibérica, com sua população de seis milhões de almas foi de tal maneira assimilada pelos romanos que até a sua língua foi latinizada; seu espírito conquistado pelo cristianismo romano. O Império dos Cesares não

Populações paulistas - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto