Ensaios de etnologia brasileira

Entre os Karajá e Tapirapé, não pude verificar influências da nossa civilização na religião, na situação do médico-feiticeiro e na concepção do mundo.

AS CAUSAS DA MUDANÇA DE CULTURA

Entre as causas da mudança de cultura podemos distinguir as que vêm de "dentro", isto é, da própria unidade cultural em questão, e aquelas que vêm de "fora", isto é, são trazidas de outra unidade cultural à unidade cultural em questão. Essas causas podem apresentar-se sob a forma de necessidades ou de indivíduos condutores.

Não temos de ocupar-nos, aqui, das causas que vêm de "dentro", porque queremos limitar-nos ao estudo da mudança de cultura no que diz respeito à influência europeia.

Temos de considerar como causas que vêm de "fora" sob a forma de necessidades, por exemplo, a finalização do estado de guerra e a introdução de instrumentos de ferro, mas também a importação de epidemias e a expulsão do território hereditário para outro com condições de vida diferentes. Tais causas já se apresentaram para o caso de todos os índios aqui estudados.

Considerando as causas que vêm de "fora" sob a forma de indivíduos condutores, temos de distinguir entre a recepção do novo elemento cultural por um indivíduo condutor da unidade cultural em questão, e a introdução do novo elemento cultural por um indivíduo condutor

Ensaios de etnologia brasileira - Página 323 - Thumb Visualização
Formato
Texto