Ensaios de etnologia brasileira

de dignidade, que hoje, os viajantes do Araguaia consideram-nos como os mais perigosos da sua tribo.

Os contatos que os Tapirapé tinham com os brancos eram em geral muito ligeiros. A expedição dos seringueiros que descobriu novamente esta tribo em 1911, meu companheiro de viagem, o missionário inglês Rev. F. C. Kegel e eu fomos os que passamos mais tempo na aldeia. Alguns rapazes que tinham vivido passageiramente em escolas de missões, imediatamente depois da sua volta readaptaram-se aos seus, sem transmitir influências estranhas.

O ESPAÇO DE TEMPO DA MUDANÇA DE CULTURA

O espaço de tempo no qual uma mudança de cultura se efetua, é diferente de caso a caso. Quando, por exemplo, uma tribo recebe, de uma vez, instrumentos de ferro em número bastante a poder substituir por eles todos os seus machados de pedra, a mudança de cultura se realiza de uma só vez. Se a tribo, porém, recebe quantidade menor, a mudança de cultura se dará pouco a pouco.

Quando, em geral, o tempo gasto numa mudança na cultura material é mais curto que o gasto numa mudança na cultura espiritual, a causa é a seguinte: as necessidades influem mais fortemente na cultura material, manifestando-se, com isso, mais imediatamente a vantagem e a desvantagem. Quando, por exemplo, o índio troca um machado de pedra por um de ferro, vê imediatamente

Ensaios de etnologia brasileira - Página 327 - Thumb Visualização
Formato
Texto