Ensaios de etnologia brasileira

Nos trinta anos nos quais os Bororo vivem nas missões sob a custódia dos salesianos, cresceu uma geração que se distingue profundamente da anterior - uma geração de "cristãos civilizados". Como os padres dirigem sua influência transformadora não somente no que diz respeito à cultura material, mas também à espiritual, a mudança caminha em ambas ao mesmo tempo. Mas como, por outra parte, os ditos "cristãos civilizados" de nenhum modo perderam a vontade e a possibilidade de entregar-se inteiramente à vida tradicional de sua tribo, não se pode conjeturar como e em quanto tempo a mudança de cultura neles se completará. Referimos acima o que já se tornou diferente.

Apesar de estar em contato com os brancos, se bem que nunca permanentemente, há mais de duzentos anos, os Karajá conservavam em geral a sua antiga cultura, na medida em que não entraram alterações que resultassem da introdução de instrumentos de ferro.

Também entre os Tapirapé, só se observa, como influência essencial da nossa civilização, o uso de instrumentos de ferro, que estes índios, antes mesmo do recente contato com os brancos, receberam por intermédio dos Karajá.

A MUDANÇA PARCIAL DE CULTURA E A MUDANÇA TOTAL DE CULTURA

Enquanto, em geral, os negros na África Central tendem para um novo equilíbrio dentro da própria cultura,

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