os brancos, em diversas regiões deste país, o uso da rede, numerosos instrumentos e métodos índios para a organização doméstica, a caça e a pesca, o roçar mato à moda dos índios e, da mesma maneira, o cultivo e preparo das plantas indígenas úteis, a conservação de elementos índios na folklore, a mistura da língua com palavras índias e, finalmente, às vezes, até certas modalidades e qualidades do caráter do índio.
Sem dúvida, porém, deve-se acentuar sempre que um juízo generalizado sobre os índios brasileiros só é possível com grandes restrições, porque a muitos respeitos as diferenças de tribo para tribo avultam sobre as semelhanças. Mas não se pode negar que no seu comportamento em relação às influências trazidas pelos brancos, um grande grupo de tribos aparentadas pela língua e por outros bens culturais, se distingue das restantes: é o grupo dos Tupi. Estes, no começo da conquista e com poucas exceções até hoje ainda, mostraram-se dispostos a assimilar-se aos europeus; do que, porém, só decorreu o fato de derivarem justamente destas tribos quase todos os bens de cultura índia acima mencionados, que invadiram a cultura trazida do Velho Mundo, efetuando nela uma mudança parcial, enquanto a própria cultura destes índios sofreu mudança total, chegando a desaparecer como tal, isto é, como unidade no espaço e no tempo.
Se perguntamos agora por que ordinariamente o contato com os brancos causou nos povos primitivos sul-americanos a perda completa da cultura própria, vemos, como causa mais importante, além do fato de que o índio