Nictheroy ; ministro de Estrangeiros, o deputado Manuel Francisco Correia; ministro da Marinha o deputado Duarte de Azevedo; ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas o deputado Theodoro Machado.
Não nos sobeja espaço para, se quer, debuxar a vida pública do estadista a quem coube, na campanha emancipadora, a mais difícil tarefa. Basta dizer, acompanhando Joaquim Nabuco (que naturalmente se fazia repetidor da impressão paterna) que o Visconde do Rio Branco associava as qualidades todas de um grande político ao serviço de uma monarquia parlamentar, reunindo, na sua ação, as inspirações de um vivo patriotismo à prudência e à calma de quem não se quer precipitar, para não cair. Já vimos como fora ponderado no opinar acerca dos projetos de Pimenta Bueno.
Quando acudiu ao chamamento do Imperador, havendo cessado o espantalho da guerra com o Paraguai, já se lhe tinham dissipado os receios; dir-se-ía que o antigo professor de matemáticas, havendo aprimorado e afeiçoado o espírito nas lições da Diplomacia, calculára, com segurança,