A educação pública em São Paulo

reforma federal. — Representando um passo para adiante. — A originalidade dos cursos secundários. — Voltando ao ponto de vista em que nos colocamos. — A questão do ensino moderno e do ensino clássico. — A solução francesa. — A bifurcação em ramos essenciais. — A solução alemã, na diversidade de tipos de escolas secundárias. — Solução conciliatória para um período de transição? — Para que o ensino secundário seja um aparelho de educação nacional. - 438

AINDA AS CONCLUSÕES DE NOSSO INQUÉRITO

A falha grave das universidades. — Ensino superior, sem universalidade e sem profundidade. — A cultura das elites e a educação do povo. — Conflitos e soluções. — As duas faces de um único problema. — A ação das universidades sobre as camadas populares. — A formação ou o preparo das classes dirigentes. — A ciência e o governo dos estados. — A função nacionalizadora das universidades. — Depoimento altamente significativo. — Uma questão de ordem técnica. — A formação do professorado secundário e superior. — Os hiatos entre as instituições de ensino de diversos graus. — Força criadora de idealismo. — Condensar para disseminar. — Coração que se contrai... — As universidades e a unidade orgânica do sistema de educação. — Pela criação de uma universidade em São Paulo. - 448

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